Ir para o conteúdo

Área de cobertura de página impressa

 

Através do conceito de cobertura de página impressa é possível saber uma estimativa de quantas páginas seu cartucho conseguirá imprimir, te dando, assim, a possibilidade de se organizar até a próxima recarga. Mas você sabe o que ele significa e como esse percentual é calculado?

Saiba o que é o conceito de cobertura de página impressa

O conceito de cobertura de página impressa refere-se à quantidade da área coberta pela impressão em sua folha, ou seja, a que está recebendo tinta durante o processo. Todo espaço preenchido é considerado como a área de cobertura de página impressa.

Como é feita a estimativa de rendimento de tinta?

Para determinar a média de folhas impressas com um único cartucho ou toner, os fabricantes utilizam o valor de referência de 5% da área de uma folha. Entretanto, infelizmente, esse percentual é dificilmente utilizado pelos usuários no dia a dia, apesar de ser a área ideal para manter a qualidade de impressão.

Atualmente os fabricantes de impressoras usam os padrões pré definidos pela ISO (International Organization for Standardization) para medir o rendimento de toners e cartuchos de tinta. Através destes testes é possível calcular a quantidade de impressões e assim o consumidor pode escolher qual produto melhor se adapta à sua necessidade, seja no trabalho ou em casa.

Existe exatidão nesses testes?

Sim e não. Os testes realizados são precisos quando utilizamos o valor de referência de 5% de cobertura de página impressa. Esse número é capaz de nos dar uma estimativa, não um valor preciso sobre qual cartucho ou toner é mais eficiente para a nossa necessidade.

Em nosso cotidiano, dificilmente vamos nos limitar aos 5% da área da página ao realizar nossas tarefas, e não há nenhum problema nisso, entretanto, como dissemos anteriormente, anexar imagens que cubram muito mais que esse percentual irá limitar a qualidade de impressão, por exemplo, e a vida da tinta.

Rendimento estimado x Rendimento real

Muitas coisas precisam ser consideradas quando falamos do conceito de cobertura de página impressa e durabilidade do sistema de impressão. As principais são:

  • Frequência de impressão: se você deseja utilizar seus cartuchos por mais tempo, evite deixá-los muito tempo sem uso. Os equipamentos sem uso contínuo precisam de manutenção, limpeza e alinhamento com mais frequência, exigindo mais tinta no processo de impressão.
  • Cobertura da página: como já dissemos, quanto maior a área de cobertura da página, mais tinta será utilizada para realizar a impressão, sendo assim, utilizar números próximos do valor de estimativa (5%) te dará mais precisão sobre o total de folhas impressas.
  • Qualidade: realizar impressões em diversos modos e funções pode aumentar ou diminuir a vida útil de seu cartucho. Imprimir em baixa, média e alta definição demandam quantidades diferentes de tinta, logo, isso influenciará a durabilidade de seu toner ou cartucho.
  • Tipo de papel: a utilização de gramaturas e tipo de papéis diferentes também apresentam variação no consumo. Por exemplo, papéis de gramaturas mais pesadas ou acabamentos especiais demandam mais tinta no processo.

Para mais conceitos e dicas de economia, continue em nosso blog!

Deixe seu Comentário





Role para cima