Skip to content

As impressoras são um acessório que facilitam consideravelmente o dia a dia, seja para imprimir um documento ou trabalho ou para auxiliar nas tarefas diárias, por exemplo. Dependendo da marca e modelo, elas podem ser um investimento um pouco alto, por isso é uma boa ideia tomar atitudes para aumentar a sua vida útil.

Independentemente se você tem a sua impressora a laser em casa ou no escritório, algumas atitudes podem prolongar a vida útil desse equipamento e evitar problemas na qualidade das suas impressões.

Confira então algumas dicas para colocar em prática no seu dia a dia:

Deixe-a em um local adequado

Excesso de umidade e falta de ventilação são dois pontos que podem prejudicar a vida útil da sua impressora.

Assim, é preciso se atentar para não a colocar próxima de lugares muito abafados, ou encostada na parede, por exemplo, uma vez que não terá espaço para a saída de ar. Além disso, vale ressaltar a necessidade do cuidado para não colocar papeis molhados e úmidos.

Utilize sempre produtos originais

A troca dos toners também pode contribuir para diminuir ou aumentar a vida útil da sua impressora a laser. Para evitar problemas é preciso comprar sempre produtos originais e de procedência confiável.

Vale ressaltar também que colocar toners de outras marcas na sua impressora pode ser motivo para a perda da garantia e para danos na cabeça de impressão.

Cuidado ao ligar e desligar

Assim como qualquer outro aparelho eletrônico, a impressora a laser também precisa de alguns cuidados e ficar desligando-a diretamente da tomada, por exemplo, pode acabar danificando a parte elétrica do aparelho. O ideal é sempre desligá-la primeiramente pelo botão próprio e só depois da tomada.

Também é importante ligá-la e imprimir alguma folha periodicamente, fazendo seu motor funcionar, o que também aumenta sua vida útil. Algumas marcas recomendam não deixar a impressora sem uso por mais de 15 dias.

Além disso, evite também ficar ligando e desligando o aparelho de maneira seguida, afinal isso pode provocar um desgaste dela, entre outros problemas.

Deixe apenas a quantidade de papel necessária

O peso do papel em excesso na bandeja da impressora também pode causar problemas tanto nas peças quanto no desempenho do aparelho, contribuindo para que os papéis enrosquem e as engrenagens do sistema de tração sejam prejudicadas, por exemplo.

É preciso sempre se atentar aos limites sugeridos.

Cuidado com papéis enroscados

Isso é algo que, uma hora ou outra, vai acabar acontecendo e é muito importante tomar cuidado na hora de tirar para não danificar o sistema de tração da impressora.

O ideal é retirar os toners, se for possível, e puxar a folha sempre no sentido de saída, usando os dedos e sem força.

Faça manutenção e limpeza preventivas

Para aumentar a vida útil da sua impressora a laser também é fundamental seguir as recomendações em relação à manutenção e limpeza periódicas, e sempre nas assistências técnicas recomendadas.

Dessa forma, você garante que o seu aparelho sempre vai funcionar da melhor maneira e previne possíveis problemas causados pela sujeira, peças em mal funcionamento ou falta de olho lubrificante, por exemplo.

Deixe seu Comentário





Scroll To Top